Tipos Modernos II – O Conhecido da Informática

dezembro 7, 2007

Seu computador deu pau? Sem problemas. Pergunte a qualquer amigo e esse lhe fornecerá imediatamente um contato do “conhecido da informática”. Não se preocupe – todos eles são bons, especialistas e manjam horrores de todo o tipo de software ou sistema. Também são de confiança e JAMAIS tentarão te enrolar, afinal são conhecidos.

Quando você tem trinta anos de idade, pode-se dizer que assistiu à toda a evolução dos computadores pessoais. Você estava lá na época do Apple II ou do MSX ou do TK 95 e, por alguns anos, todos fomos especialistas em informática. Já programei em Basic, Assembler, COBOL e Turbo Pascal. Atualmente os “conhecidos da informática” não têm a mais vaga idéia do que isso representa.

O fato é que, salvo as exceções que comprovam a regra, os “conhecidos da informática” são, em geral, pós-adolescentes ou recém-adultos que não lograram um grau elevado de escolaridade e hoje sobrevivem do asco e bloqueio mental sofrido por pessoas de mais de 40 anos em relação a máquinas e softwares em geral. Sua arma: a linguagem forçosamente técnica. Suas fraquezas: o medo de se deparar com alguém que tenha mais de 15 minutos em computação. O mesmo se aplica a técnicos em geral.

Outro dia tive problemas com meu laptop. O papo do técnico, obviamente “conhecido” de alguém do escritório, não foi diferente:

– É, o wireless provavelmente não está funcionando por causa da motherboard. Você está com a configuração certa para o TCP/IP?

– Não sei. O fato é que não consigo acessar o wireless.

– Vamos ter que tentar em laboratório, mas se for um problema da motherboard não vai adiantar configurar configurar o cliente.

Ok, por partes. Sou jornalista, não fiz nenhuma questão de estudar informática. Não sei o que é TCP/IP. Quem é o “cliente”? Não era eu? Que seja. Despachei o computador para que esse fosse analisado em laboratório e solicitei um orçamento para o conserto. Resultado: R$ 1.850,00 foi o preço para o “conserto”. Levando em conta que um laptop novo pode ser comprado por R$ 1.700,00, só se pode chegar a uma única conclusão: o maluco pode ATÉ entender alguma merda de informática, mas não sabe ganhar grana.

Mas o recorde foi a vez na qual os sistema de PABX e internet do escritório, administrados por uma mesma empresa, deu pau. As panes eram frequentes e chegávamos e a ficar horas sem poder nos comunicar com ninguém.

Veio o “técnico”. Enquanto ele fornecia a um de meus colegas as supostas razões do problema, eu ouvia calado, deixando fluir o ódio por cada um de meus poros.

Decidi levantar e perguntei a ele, novamente, porque minha internet era mais lenta que a de qualquer residência e meu PABX simplesmente não fazia ligações. Foi divertido. “Vocês têm um tronco privativo e barramento próprio, a internet que fornecemos ao contrário da Speedy, é banda privativa protocolo SJ3 (perdoem, mas não lembro a merda da sigla). Vocês possuem o benefício de acessar em barramento P2P-R (de novo não lembro), com banda auxiliar de segurança….”. Nesse momento interrompi.

“Amigão, eu estou me fodendo se o seu protocolo é J3, W3, R2D2 (Copyright Star Wars) ou PSDB. Foda-se. É mais lenta, logo é uma merda. Se fosse rápida, seria boa”. Acuado em sua tentativa de fuga por intermédio de linguajar técnico inexistente, apavorou-se, e como qualquer trabalhador médio brasileiro, tratou de arranjar terceiros que pudessem expiar sua culpa por prestar um péssimo serviço.

A culpa era da Embratel, da empresa que estava instalando o cabeamento, de Deus, de Paulo Maluf e até do Piu-piu e do Frajola, menos dele. Delicadamente, dei um prazo de duas semanas, que obviamente não foi cumprido. Hoje assinamos a NET Virtua.

Enfim, vou comprar um maço de cigarros. Aliás, esse computador não anda normal, preciso ligar para o Eduardo ou o Juan e ver se eles conhecem algum cara que possa consertar.

Anúncios

2 Responses to “Tipos Modernos II – O Conhecido da Informática”

  1. Jaguatirica Says:

    Você numca escuto falar que os computadores ten umos pequehos cristais que interatuan com as emoçãos humanas? Que porra é esa de falar com un técnico? FALE COM SUO COMPUTADOR. É possível que tudo sea fruto de uma conspiração de suo computador contra você o é possível que suo computador só mimetize sua emocão no momento que voçê, fica sentado com suo cu de lontra e com a boca escancarada esperando sua rápida resposta.

    Te quiero mucho Carlos

  2. terramel Says:

    Se você morasse em Rio Preto eu te ajudaria com seu computador aheuaehueaheheheh!

    Apagava o Ruindows e punha um Linux aí 😉

    Tá cheio de técnico picareta no mundo mesmo ;D e se o problema foi na wireless (rede sem fio) e ele perguntou se você configurou o TCP/IP, então o cara tá defecando pela boca de cobrar 1850 reais e de querer levar pra laboratório. primeiro tem que tentar arrumar ai mesmo já que é só a configuração…

    resumindo: você devia ter mandado ele pra merda! E qdo ele quis cobrar esse preço, você deveria ter batido nele ou chamado a polícia pra fechar a picaretagem dele aehuaehuaehuae!

    OBS: Tive um TK85 qdo era molequinho! Bons tempos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s