Tipos Modernos III – O Garçom Especialista

dezembro 14, 2007

Bons tempos aqueles em que você sentava numa mesa de bar, olhava para o primeiro garçom que aparecesse e mandava “opa, me traz uma breja”. Alguns minutos depois a garrafa e os copos estavam à sua frente, para imediato consumo.

Isso é passado. Infelizmente ou felizmente? Só o tempo dirá. Hoje os garçons possuem um nível de especialização capaz de deixar qualquer engenheiro ou técnico boquiaberto. O cliente deve escolher com cuidado o garçom, sob pena de ser preterido cruel e despojadamente.

Embora minha namorada não possa ser caracterizada como dotada de paciência budista, costuma ser mais compreensiva do que eu om garçons. Em nossas várias saídas pude aprender muito sobre a nova abordagem do setor “garçoneiro”.

Noutro dia estivemos num restaurante. Nada chique demais, porém assim que sentei, chamei o garçom e logo ouvi: “perdão, senhor, vou chamar o garçom desta mesa”. Imediatamente, ouvi explanações de minha cônjuge sobre a divisão racional do restaurante em áreas, para facilitar o atendimento.

Facilitando ou não, chegou um segundo garçom. Pedi duas cocas, uma normal e outra light. Como já conhecia o restaurante, sugeri à minha namorada pedir os pratos. Fui interrompido novamente – o garçom em questão somente anotava bebidas. Com um sorriso, o rapaz saiu de fininho.

Chamei o maitre. O homem foi atencioso e disse que iria providenciar, embora também não tenha anotado o pedido. Logo chegou um terceiro garçom, incumbido de tomar nota dos pratos.

As bebidas foram trazidas por um quarto rapaz, chamado ‘cumim’, segundo minha namorada. Este seria um ajudante do garçom. Ok, mas de qual deles? Do que anota os pratos ou do que anota as bebidas? A essa altura, admito, já estava confuso.

Terminamos a refeição. O garçom das bebidas veio e perguntou se gostaríamos de uma sobremesa. Fiz que sim. O carrinho dos doces foi então trazido por um quinto lugar. Aqui, comecei a imaginar os discursos entoados a respeito do desemprego. Se há necessidade de cinco pessoas para atender-me em um restaurante, não vejo como podem ser tão altos os níveis de desemprego. Metade da população do Brasil, doravante, passou a ser constituída de garçons, maitres e cumins.

De saco cheio, pedi a conta. Claro que pedi ao cumim, que comunicou ao garçom – seja ele o dos pratos ou o das bebidas -, que advertiu o maitre, que trouxe a conta. O troco? Foi trazido pelo cumim. Na saída, entreguei o ticket ao rapaz do valet e calculei – sete pessoas foram necessárias para que eu fizesse uma única refeição.

Bom, vou indo nessa. Acabo de receber um email de minha sede em Londres, para que cubra um evento em Vitória. Preciso ligar para o Juan e pedir para ele confirmar a viagem com a empresa, para que eu possa enviar o Eduardo, no caso da Joana não poder viajar na semana que vem.

Anúncios

One Response to “Tipos Modernos III – O Garçom Especialista”

  1. terramel Says:

    Sete pessoas para você fazer sua refeição… resumindo… Sete pessoas ao invés de uma para a conta que você paga sustentar. Com isso sobe os produtos, o serviço, a consumação e o caralho a quatro…

    Como você falou que sua namorada não tem uma paciencia budista, mas é mais paciente que você, acho que posso dizer um pouco sobre a minha nessas situações. Digamos que ela seja muito mais paciente do que eu com os outros, aliás, com os outros tem uma paciencia budista, ou até mesmo mais paciencia do que o próprio Dalai Lama e do que o próprio principe Sidharta… Já comigo, não tem paciencia nenhuma… E aí de mim se eu não gosto de algum serviço ou lugar ou pessoa que atende… Tenho que ficar quietinho pq se eu reclamar de alguma coisa ela briga comigo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s