Tipos Modernos IV – “O Malandro-Agulha”

dezembro 18, 2007

Buemba! Resolvi iniciar o texto assim só para introduzir o bom e velho conceito do malandro-agulha, ou malandro-mixirica, ou chame como quiser. De trocadilhos intermináveis e tiradinhas que se repetem à exaustão, o malandro-agulha é a encarnação da comédia moderna – a receita pronta até o limite da saturação.

O primeiro tipo de malandro-agulha é o “pegadô”. Sim, aquele cara que tem certeza que a mesma tirada funciona com todas e, destarte, a usa com metade das mulheres que conhece. Conversas iniciadas com frases como “sei de uma festa que está rolando hoje” ou “uma mulher bonita desse jeito…” geralmente são o cartão de visitas do malandro.

Estive recentemente com meus colegas de trabalho em um grande evento empresarial. Não se engane, esse é o tipo de evento com a maior concentração de malandros-agulha por metro quadrado. O caso é que uma de minhas companheiras foi abordada, em pleno evento, por uma dessas figuras. “Parece que vai rolar uma festa hoje, né?”, perguntou o rapaz. Minha amiga disse não ter conhecimento. Imediatamente, ele já contornou com algo como “é, vai ter, mas parece que é uma festa assim, mais reservada”. Ok, malandro-agulha detected!

Por que “agulha”? Já chega querendo furar. Mas voltando à história: o maluco não parou por aí, começou a insinuar alguns “você entendeu” para minha colega. De novo, o bom velho malandro-agulha, não deu certo o repertório, apela.

Pois é, xavequinho barato inicial, mas se não dá certo, o maluco tem que passar a linha no buraco. Aí não tem Cristo que ajude – papos sobre condições climáticas, fichas cadastrais do tipo “você estuda onde?” e toda sorte de assuntos de gente desesperada.

Vou indo nessa, minha namorada está esperando. Dessa vez a linha passou no buraco da agulha.

Anúncios

2 Responses to “Tipos Modernos IV – “O Malandro-Agulha””


  1. malandro agulha, desculpe, mas a definição é diferente:
    dá o c* sem perder a linha…

    é uma forma de menosprezar uma pessoa e ainda, se for um machão, duvidar de tanta testosterona…

  2. georg Says:

    é pejorativo.
    o camarada que se acha esperto e toma no buraco sem perder a linha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s