O Homem e o Mundo I – “A Pashmina”

dezembro 27, 2007

O mundo do homem pode ser definido em três palavras: prático, confortável e, principalmente, imutável. Assusta o fato de as mulheres (pode-se incluir as bibas aqui) dominarem um número de vocábulos praticamente duas vezes maior que o dominado pelos homens.

Não é brincadeira. A começar pelas cores. Quando se diz “azul” uma única coisa vem à cabeça dos homens, o azul. Quanto às mulheres, isso traz lembranças do azul, do azul-bebê, do turquesa, do anil, do água, etc, só se atendo aos tons mais comuns.

Bom, a história começa com a biba ótima que trabalha comigo. Numa terça-feira despretensiosa, o rapaz me aparece com uma peça negra, de tecido parecido com lã, enrolado em seu pescoço. Como bom homem, nada comento ou observo.

Não tarda muito e uma das meninas lança “bonita pashmina”. Parei. Estava numa ligação e disse que chamava mais tarde, que me desculpasse. Desliguei. Como bom homem, apenas uma frase veio à tona: “que caralho é uma pashmina”?

O alegre rapaz se apressou em explicar: “é uma espécie de cachecol, mas é mais larguinho”. Bem, convenhamos, se é “uma espécie de cachecol”, é um cachecol, porra! Não, ouvi durante quinze minutos histórias fabulosas sobre a origem e trajetória da pashmina, bem como cogitações acerca da etimologia do vocábulo. Perplexo, dei-me por vencido, eu sabia o que era uma pashmina.

O tempo passou e viajei a Buenos Aires. Passando por uma banca de rua, exclamei, de mãos dadas com minha namorada: “veja, uma banca de pashminas”! Ela não fez menção ao fato de eu saber o que é uma pashmina. As mulheres de hoje não sabem mais apreciar um homem rústico e tradicional. Assim, não aguentei e tive de presenteá-la com uma pashmina… era linda…

Deixe um comentário

