O Homem e o Mundo – “Depilação”

janeiro 22, 2009

Não raro impressiono-me com o cotidiano das mulheres, mas talvez nada seja mais torturante e medieval do que o processo da depilação em suas várias vertentes. Se me perguntassem a respeito das origens do processo, minha memória traria à tona certamente a caça às bruxas protagonizada pela Inquisição Espanhola (não por acaso em Portugal, Espanha e França estão as mulheres mais bigodudas e dotadas de pêlos nas axilas de todo o mundo, eu diria).

Nessa época, a cera quente para extrair os pêlos das pernas e buço era tido como a derradeira tortura antes da fogueira. “Morte rápida” era ser queimado, enforcado ou empalado. Lento mesmo era ter de ser depilado antes disso tudo.

O advento da Gilette tornou o processo um pouco menos escabrosos, mas com uma desvantagem – as mulheres desde então JAMAIS aprenderam a raspar a favor, e não contra o fio, o que faz com que sintam coceiras indizíveis após o processo estar completo. Com essa desvantagem, regressam sem titubear ao medieval processo – “com cera quente é bem melhor!” – costumam dizer.

Com o objetivo de, psicologicamente, tornar o processo menos doloroso, inventaram ceras de depilação com todas as cores, aromas, odores e sabores – lavanda, babosa e recentemente até mesmo ‘frutas vermelhas’. Novamente me vem à cabeça a cena da Inquisição Espanhola, ‘aliviando’ o sofrimento de um condenado atirando um preparado de lavanda do pobre diabo enquanto esse queima na cruz. Refrescante.

O fato é que agradeço a disposição das mulheres em recorrer a mais esse sofrimento para satisfazer à nossa classe, no entanto espero que corram mais cem anos antes que a moda chegue ao lado masculino – embora eu já conheça um par de amigos dispostos a se submeter aos terrores da Inquisição.

Anúncios

2 Responses to “O Homem e o Mundo – “Depilação””


  1. […] perguntassem a respeito das origens do processo, minha memória traria à … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s